COMO SABER SE SEU GATO É MACHO OU FÊMEA!?!
- ninanoia77
- 14 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Saber o sexo do seu gatinho filhote pode ser uma tarefa um tanto difícil. Os genitais tanto do gato macho como da fêmea não são claramente visíveis como acontece com os cachorros.
Mas há características físicas que, apesar de não serem facilmente detectáveis, distinguem o macho da fêmea da espécie felina:
Os genitais do macho são escroto e pênis, sendo que o escroto está coberto por pelos. Pode-se observar dois pequenos testículos do tamanho do caroço de uma cereja ou de uma cereja inteira no caso de um adulto. Estas duas saliências deveriam ser bastante evidentes à vista e ao tato. Porém no caso de um filhote muito jovem, estas estruturas ainda não estão totalmente formadas, e pode ser difícil ver ou sentir os testículos.
O pênis nasce bem perto dos testículos, diferentemente de um cão, que tem o pênis bem mais evidente, no meio do abdômen.
Já a fêmea, tem apenas a vulva em seu aparelho genital externo. A vulva tem uma abertura de forma vertical. A distância entre a vulva e o ânus é a menor possível, em gatas adultas tem 1 centímetro.
Fisicamente, podemos tentar distinguir o sexo do felino com o que se chama de padrão “dois pontos” ou “ponto e vírgula”.
No filhote macho, ao olhar sua parte posterior, teremos a impressão de estar olhando para um sinal de pontuação, os “dois pontos” (:)
Na filhote fêmea, teremos a impressão de ver o sinal de “ponto e vírgula” (;)
Veja no desenho:

Se você não conseguir determinar o sexo do seu gato, o melhor é levar ao veterinário. Ele vai te dizer com certeza se o felino se trata de um macho ou de uma fêmea.
Além das características físicas, há também diferenças comportamentais, que você pode levar em consideração na hora de decidir se prefere ter um macho ou uma fêmea
MACHOS
Os gatos machos têm um caráter mais independente que as fêmeas e são maiores, embora como em todos os casos há exceções e você pode encontrar um gato que suba ao seu colo e peça carinho sem limites. O caráter costuma ser mais marcado ou brusco e desconfiam mais dos desconhecidos que no caso das fêmeas.
São exploradores por natureza e não hesitarão em percorrer longas distâncias ao redor da sua casa, e como resultado deste fenômeno costumam ter brigas com outros gatos machos que podem ser devido à dominância do território ou por fêmeas no cio na zona, por esse motivo e para evitar problemas é altamente recomendável que você castre o seu gato macho o quanto antes, e não deixe ele sair na rua. Assim, evitará que volte a casa machucado ou que tenha contraído alguma doença.
O gato que não está castrado dará prioridade à sua vida sexual ao invés de outros fatores. O fato de não poder abandonar a casa pode gerar irritabilidade e inquietação no gato. Até pode chegar a perder o apetite e o sono ou mostrar-se agressivo. Também é comum que urinem pela casa.
FÊMEAS
Costuma-se dizer que as fêmeas são mais sociáveis, carinhosas e caseiras. É verdade que as gatas possuem no geral mais qualidades relacionadas com o afeto e a necessidade de contato físico, ainda assim existem gatas muito independentes.
As gatas, como possíveis mães, sentem-se ameaçadas por mudanças bruscas no ambiente que podem considerar como perigos para a sua segurança. Irão defender o que é seu sem hesitar, o gato é conhecido por ser um animal muito corajoso. São possessivas com o seu dono e o meio onde vivem.
Muitas gatas, embora sejam muito caseiras e gostem de estar em casa, passam mal nas épocas do cio. Sofrem de uma ansiedade grave e, por esse motivo costumam fujir e voltar com uma surpresa. Emitem sons durante longos períodos especialmente à noite. São sons que estão alertando os machos ao redor que ela está no cio, e que está pronta para copular.
A castração também é altamente recomendada para as fêmeas, pois sem ela podem desenvolver cistos nos ovários ou outros transtornos relacionados com o cio. Com a esterilização, se evita uma gravidez não desejada, que a gata fuja ou que tenha problemas de saúde.
コメント