Xixi fora da caixa? Seu gatinho parou de usar a caixinha sanitária. Oque pode estar acontecendo?
- ninanoia77
- 10 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
Gatos não costumam fazer suas necessidades em qualquer lugar ou em diferentes tipos de superfície. Eles são naturalmente inclinados a fazer suas necessidades em local mais reservado, e em uma superfície com a textura da areia granulada, onde eles costumam enterrar seus dejetos.
Ao contrário dos cães, não é preciso ensinar um gato a utilizar a caixa de areia, sendo este comportamento praticamente intuitivo para os felinos.
Os gatos são animais que amam a rotina, e não gostam de mudanças no seu ambiente. Se o seu gato não está utilizando a caixa sanitária, algo está errado. Observe estes pontos, que irei explicar a seguir:
A caixa está em um local muito exposto e barulhento
A caixa sanitária está suja
Você mudou a caixa de lugar
Você trocou a areia utilizada na caixa sanitária
Ele está com algum problema de saúde

1. A caixa está em um local muito exposto e barulhento: Caixas sanitárias devem ser colocadas em lugares com pouco barulho e movimento. Os gatos evitam fazer as necessidades em lugares muito habitados pelas pessoas da casa, por isso a caixa sanitária deve estar em um local tranquilo, silencioso, e que ofereça privacidade aos felinos.
OBS: Se o gato se assustar enquanto estiver utilizando a caixa sanitária, poderá criar uma associação negativa com a caixa e possivelmente deixará de utilizá-la, com medo de que o que ocorreu ocorra novamente (Por exemplo, um gato que se assustou com fogos de artifícios enquanto usava a caixa pode nunca mais voltar a ela. Isso por que algo ruim aconteceu na última vez que ele interagiu com a caixa sanitária). Em casos como esses, medidas comportamentais podem ser tomadas, de forma ensinar o gato a associar a caixa com algo positivo.
2. A caixa sanitária está suja: Como se sabe, os gatos são animais muito higiênicos, e preferem utilizar a caixa sanitária somente quando ela está limpa. Por isso é muito importante remover os resíduos da caixa regularmente com uma pazinha própria (observar que a medida que retiramos resíduos da caixa, a quantidade de areia diminui, deve-se repor esta areia sendo que o nível de areia na caixa seja suficiente para que o gato possa cavar e cobrir urina/ fezes após eliminá-las).
Além disso, deve-se fazer uma limpeza completa da caixa sanitária regularmente detergentes neutros ou sem cheiro.
Outro ponto a que se deve prestar atenção, é que alguns gatos se recusam a utilizar uma caixa sanitária que tenha sido utilizada por outros gatos. Ao ver que a caixa já foi utilizada, os felinos usam outros lugares da casa como o seu banheiro pessoal.
Para reduzir as chances do gato desenvolver o hábito de fazer xixi no lugar errado, designe pelo menos uma caixa de areia para cada gato da casa. Melhor ainda ter uma caixa extra, para garantir que sempre haverá um lugar limpo para que eles façam suas necessidades. Mantenha as caixas sempre limpas!
3. Você mudou a caixa de lugar: É fundamental que a caixa possa ficar sempre no mesmo lugar, portanto procure definir o local cautelosamente para que não haja necessidade de muda-lo posteriormente. É essencial que o local seja de fácil acesso para o seu gato. Caso a mudança seja realmente necessária, ela deve ser feita gradativamente, movendo as caixas de um local para outro um pouquinho por dia.
OBS: Ao escolher o local para as caixas sanitárias, se certifique de que elas não estão perto da comida, ou da água. O gato não irá utilizar o banheiro perto de onde se alimenta. Se água, comida, e caixa sanitária estão num mesmo ambiente, o melhor é imaginar um triangulo, e posicionar cada item em uma ponta dele, observando-se que o local não pode ser muito pequeno, para que esta estratégia dê certo.
4. Você trocou a areia utilizada na caixa sanitária: Uma vez que o gato se acostumou a determinada qualidade de areia, dificilmente irá aceitar outra. Utilize sempre a mesma areia sanitária! Lembre-se que eles não gostam de mudanças!
5. Ele está com algum problema de saúde: Problemas de saúde contribuem para que o gato faça xixi e cocô em lugares errados. Dentre os diversos problemas associados a eliminação fora da caixa estão a infecção urinária, a cistite intersticial felina e pedras nos rins. Nesses casos, o gato fazer xixi fora da caixa é uma forma de avisar que ele não está bem fisicamente e precisa ser examinado. Por esse motivo, o veterinário deve sempre ser consultado em casos em que o gato começa a fazer as necessidades fora do lugar.
Além dos pontos observados acima, vale mencionar que gatos fazem xixi fora da caixa sanitária para marcar território. Isto porque eles se comunicam através do cheiro, marcando territórios ao soltar um jato de urina no local, mostrando a outros gatos que ele é o “dono do pedaço”.
Sendo assim, em uma casa com mais de um gato, ou na ocasião da inclusão de um novo gato em uma casa, este problema pode ocorrer, principalmente entre machos.
A castração resolve 90% dos problemas relacionados à marcação de território. Quando possível, ela deve ser feita antes que o gato inicie esse comportamento, pois mesmo depois de castrado, o comportamento pode continuar, não como instinto, mas sim como hábito.
Comments