ESTÁ DE MUDANÇA? COMO AJUDAR O SEU GATO A PASSAR POR ISSO NUMA BOA
- Nina Noia
- 9 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Mudar de casa significa, para os gatos, uma mudança de território que remove por completo suas marcações familiares, o que pode deixá-los desorientados. É deixar pra trás seu cheirinho que está em cada canto, seus esconderijos conhecidos, seus lugares preferidos pra uma soneca. Isto pode trazer insegurança e stress pro seu bichano. No entanto, é possível diminuir ao máximo este desconforto e stress que ele vai sentir no processo de mudança e adaptação ao novo lar.
SAINDO DA ANTIGA MORADIA
Primeiramente, no dia da mudança feche seu gato num cômodo que já tenha sido esvaziado e limpo, deixando comida, água, caixa de areia, e sua almofada/ caminha preferida. Deixe também neste espaço a caixa de transporte, e um móvel onde o gato possa se esconder.
É importante que a equipe de mudanças saiba que a porta deste cômodo não deve ser aberta, afinal é o refúgio do seu gatinho, onde ele vai se sentir seguro e confortável enquanto a retirada dos móveis está sendo feita. Não esqueça de dar atenção a ele durante esse tempo, dê carinho, vá verificar se ele está bem de vez em quando.
O gato deve ser o último a deixar a casa, e deve ser levado com segurança em sua caixa de transporte.
CHEGANDO A NOVA MORADIA
Ao chegar na nova casa, organize um cômodo com os móveis (inclua objetos e peças de mobiliário da casa antiga) e coloque objetos familiares a seu gato, seus brinquedos favoritos, uma caminha onde ele goste de dormir, água, e sua caixa de areia sanitária. A(s) caixa(s) não deve(m) conter areia limpa, e sim usada por ele, para que tenha seu cheiro (Não compre cama, brinquedos, comedouros/ bebedouros ou caixa de areia novos no período de mudança). Deixe seu gato neste cômodo, abra a caixa de transporte, e feche a porta. Fique um pouco com ele, brinque, afague, converse... Mantenha a porta fechada enquanto faz a organização dos outros espaços.
Observe se ele come, bebe água, urina e evacua normalmente. Fique atento aos sinais.
Há no mercado, sprays difusores como o Feliway®, que ao ser ligado libera feromônios sintéticos que tem um efeito calmante e relaxante para o gato. Se o seu gatinho está acostumado a usar Catnip®, também pode ser uma boa ideia, visando seu bem estar nesta situação.
Há também a opção de dar florais, que podem ajudar seu gatinho a se manter calmo e tranquilo com toda a situação. Consulte o veterinário.
ADAPTAÇÃO A NOVA MORADIA
Não espere que a harmonia entre o felino e a nova casa seja imediata. Os gatos têm a necessidade de conhecer o território onde vivem, e o fazem aos poucos, com o tempo.
Libere o restante da casa gradativamente, e sob sua supervisão. Se possível, controle os espaços e a quantidade de horas por dia. Se o gato ficar estressado ao conhecer o restante da casa, confine-o de novo no cômodo inicial, e recomece o processo de adaptação.
OUTROS PONTOS IMPORTANTES
- não vacine seu gato menos de 10 dias antes da mudança, para evitar que o stress se reflita em doenças, ou somatização.
- não troque a ração e diminua a quantidade uns 3 dias antes da mudança, para que quando chegue a nova casa, tenha apetite e não faça ‘greve de fome’ por estar assustado.
- se a nova moradia for apartamento, certifique-se de esteja totalmente telado com redes de proteção nas janelas e sacadas.
- se a nova moradia for uma casa, mantenha as janelas e porta de entrada fechadas até que o gato se acostume com os cheiros e sons do novo território, e tenha tempo de marcar paredes e portas com seu cheiro. Fique atento para que ele não fuja! Eles podem tentar voltar para a antiga casa.
- tenha muita paciência, e seja compreensivo, dê carinho, petiscos, atenção.
Ter a liberdade de poder escolher onde viver e manter a companhia do seu miau é muito bom!
Garantir uma mudança sem traumas, e uma vida feliz e confortável no novo lar para você e para ele é ainda melhor!
Comments