top of page

Filhotes: Do Nascimento ao Desmame

  • Nina Noia
  • 22 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Para falar de desmame vamos começar pela gestação, para entender todo o processo.

A gestação da gata dura em média de 63 a 66 dias, e ela pode gerar de 1 a 10 filhotes por gestação, pesando em torno de 100g cada.

Para dar à luz, a fêmea procura um lugar calmo e protegido, geralmente mais escurinho, que ofereça conforto e segurança para ela, e seus filhotes.

Contrações no intervalo de 30 a 60 minutos são responsáveis pelo nascimento de cada gatinho. A gata rasga o saco amniótico, e retira cada um pela cabeça. Assim que nascem, cada gatinho tem seu cordão umbilical cortado, e é limpo pela mãe, que os lambe intensamente, estimulando sua respiração, e os aquecendo.

Oque é colostro?

Após serem limpos, os gatinhos procuram as mamas instintivamente. Ao nascer, o gato é cego e surdo, sendo que seus sentidos mais desenvolvidos são o tato, e o olfato. Assim, ele se guia às mamas pelo calor e cheiro da barriga da mamãe.

OBS: a audição começa a funcionar após o 5º dia, e eles abrem os olhos entre o 7º e 15º dia. Ao longo dos primeiros dias, os gatinhos apenas mamam e dormem junto a mãe. Só começam a andar nas 4 patas entre o 15º e 20º dia.

As primeiras mamadas são muito importantes, e o que sai das mamas não é leite, e sim colostro, um líquido que contém anticorpos essenciais para assegurar a defesa imunológica inicial dos gatinhos. O leite e o colostro diferem em aspecto e composição.

Após receber o colostro nas primeiras horas de vida, o filhote passa a mamar leite materno, que contém todos os nutrientes que ele precisa nesta primeira fase.

Com o passar do tempo, a habilidade de digerir lactose diminui, em favor de outras habilidades digestivas. Com a diminuição da lactação materna e o nascimento dos primeiros dentes de leite, inicia-se um período de transição, entre a 3ª e 4ª semana de idade. É um período sensível e propenso a transtornos digestivos, pois o filhote se torna cada vez mais intolerante a lactose.

O desmame

Na 4ª semana de idade pode-se começar o desmame dos gatinhos, adotando-se uma dieta que irá substituir o leite materno gradualmente. Esta dieta deve satisfazer todos os requisitos nutricionais do filhote para não causar déficit de energia, e não prejudicar a imunidade, que ainda é frágil. Um alimento rico em proteínas, em consistência própria para seus dentes de leite, que contribua para o auxílio das defesas naturais, é o melhor que se pode oferecer aos filhotes.

É importante passar da dieta liquida a solida gradativamente, para minimizar o risco de diarreia, que prejudica o desenvolvimento do filhote. As primeiras refeições devem ter textura semelhante a mingau (pode-se preparar a ração com água morna), e aos poucos ir colocando menos água, até que os filhotes estejam comendo o alimento sólido. Há ótimas opções no mercado para oferecer aos filhotes uma ração condizente com sua idade, e necessidades específicas desta fase. Consulte sempre o veterinário para garantir o melhor para os seus gatinhos.

O processo de desmame é concluído por volta da 7ª semana de vida.

Adoção

Vale lembrar que somente depois de completamente desmamados os gatinhos podem ser separados da mãe!

FONTE: www.royalcanin.com.br


 
 
 

Comments


Cat-sitter a domicílio

Posts Destacados
Posts Recentes
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2023 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-2345-6789

bottom of page