CUIDADOS COM GATOS IDOSOS
- ninanoia77
- 29 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Gatos tem uma expectativa de vida entre 15 e 20 anos (para os que vivem dentro de casa, sendo que para gatos que saem as ruas este número cai para 6 a 7 anos), e são considerados idosos por volta dos 12 anos de idade. Assim como nós humanos, o avanço da idade vem acompanhado de mudanças fisiológicas e assim, a necessidade de cuidados especiais para que tenham uma boa qualidade de vida nesta fase.
Nesta fase da vida do bichano há uma queda das condições gerais e da agilidade, ficando mais sedentários e ás vezes perdendo o interesse por brincadeiras, passando a dormir mais (gatos jovens na fase adulta dormem em média 15 horas por dia). Também há uma baixa na imunidade, fazendo com que fiquem mais suscetíveis a doenças. Além disso, pode-se destacar a perda da elasticidade da pele, do brilho dos pelos, e a diminuição dos sentidos, principalmente audição e visão. Entre os problemas de saúde que podem acometer os idosos, podemos destacar hipertireoidismo, diabetes, insuficiência renal, doenças hepáticas, cardíacas e dentárias e artrite (90% dos gatos idosos desenvolvem artrite ou artrose).
Então como proteger e cuidar do seu gatinho da melhor forma para que ele tenha qualidade de vida durante a velhice?

1. VISITAS AO VETERINÁRIO
A primeira coisa, e mais importante de todas, é fazer visitas mais frequentes ao veterinário, pelo menos de 6 em 6 meses, mesmo que o gato esteja saudável. Assim, ele pode acompanhar a saúde do bichano e tratar qualquer problema o mais rápido possível. Preste atenção ao comportamento do seu miau, e esteja pronto para relatar mudanças no comportamento dele na ocasião da visita ao vet. Os gatos são muito discretos ao demonstrar problemas e é preciso estar atento.
O veterinário irá indicar exames de rotina que podem indicar o estado de saúde do gato, como exames de sangue (para contagem de células vermelhas e brancas, avaliação sanguínea das enzimas e proteínas para avaliar fígado e rins, exame de urina, dosagem de hormônio tireoidano e pressão arterial). As vacinas devem ser mantidas anualmente.
2. ALIMENTAÇÃO
Os gatos idosos precisam de uma alimentação diferenciada, própria para sua idade. Quando idosos, eles precisam de uma dieta palatável e de alta digestibilidade, já que perdem parcialmente a capacidade de absorver proteínas. É preciso oferecer uma ração de qualidade. O veterinário poderá indicar a melhor para o seu velhinho.
Também vale ressaltar a importância de beber água, estimule seu gatinho a beber água, deixando sempre limpinha e fresca, e a disposição.
DE OLHO NA CONDIÇÃO CORPORAL! A obesidade facilita o desenvolvimento de diabetes e doenças hepáticas! Mantenha seu gatinho no peso ideal.
3. CUIDADOS COM O AMBIENTE
A ração, a água, e as caixas de areia devem estar em locais de fácil acesso, sem escadas ou obstáculos pelo caminho. As caixas de areia devem ter as bordas baixas, para facilitar a entrada e saída do miau quando for utilizá-las.
Uma cama quentinha, com um cobertor extra, é uma boa idéia pois quando idosos, eles sentem mais frio. Lembre-se de deixar a caminha em um local baixo, para que o gato não tenha que pular.
4. BRINCADEIRAS
Para manter as articulações saudáveis, e promover um pouco de exercício físico para o seu velhinho, incentive-o a brincar. Vimos acima que os gatos idosos são mais sedentários e preguiçosos, por isso ele vai precisar de uma forcinha para se movimentar um pouco, além de ser uma delícia para você e para ele estarem juntos se divertindo.
NUNCA DEIXE DE DAR CARINHO E ATENÇÃO AO SEU BICHANO! O AMOR É O MELHOR E MAIS IMPORTANTE COMPONENTE PARA QUE ELE TENHA UMA VELHICE FELIZ E SAUDÁVEL.
Comentários