top of page

ADOÇÃO CONSCIENTE: A RESPONSABILIDADE DE SER UM "HUMANO DE ESTIMAÇÃO"

  • Nina Noia
  • 18 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

É uma grande felicidade adotar um bichinho de estimação. É também uma grande responsabilidade. A decisão de ter um animal de estimação não pode ser tomada por impulso, deve ser pensada com cuidado, e consciência de que se trata de uma vida.

Um bichinho em casa traz muitas alegrias, mas devemos considerar se realmente estamos dispostos, e se temos condições de cuidar dele, e amá-lo como ele merece.

Alguns pontos a serem levados em conta são:

- o aspecto financeiro: Um animal precisa de cuidados como ir ao veterinário e tomar vacinas anuais, ração de qualidade, tratamentos no caso de ficar doente, ou tiver algum problema. Não é nenhuma fortuna se for um bichinho saudável, mas é uma questão importante a se considerar.

- disponibilidade de tempo: eles precisam de atenção (brincar, passear no caso dos cachorros) e cuidados diários (água, comida, higiene do bichinho e do espaço que ocupa), carinho e paciência (eventualmente eles vão “aprontar”, e precisamos ensinar, repreender, reforçar comportamentos positivos)

- espaço: sua casa/ apartamento estão preparados para receber um animalzinho, e suprir suas necessidades? Ele se sentirá confortável, estará seguro, terá um espaço adequado para suas necessidades fisiológicas, para dormir, para brincar? Você está disposto a ter alguns móveis e objetos “destruídos” por ele?

- aspecto emocional: quem adota um animal de estimação precisa entender em primeiro lugar, de que se trata de uma vida, e não de um brinquedo que podemos ligar e desligar. Deve-se entender também que um bichinho tem sentimentos, sente medo, stress, solidão, ansiedade. É preciso respeitar e saber como lidar com isso. Também muito importante, apesar de soar óbvio, deve-se sempre ter em mente que o humano é racional, e o animal é irracional. Principalmente quando seu animal de estimação fizer algo que você não goste, que não deveria fazer, é preciso ter calma e paciência, assim como o discernimento necessário para repreendê-lo de forma eficaz e carinhosa, JAMAIS usando violência.

- família/ outros moradores: as pessoas que moram com você precisam estar de acordo com a decisão de terem um bicho de estimação, precisam estar conscientes do que isto significa, e estarem dispostos a cooperar no período de adaptação, nas situações adversas que podem ter que enfrentar, nas responsabilidades para com o animal.

- estilo de vida: Ao escolher um animal de estimação para fazer parte da sua vida, deve-se considerar quanto tempo por dia há alguém em casa, se ele não vai ficar muito tempo sozinho; se a família/ pessoa viaja muito, ele poderá acompanhar? Quem vai cuidar dele enquanto estiverem ausentes? Por quanto tempo ele vai ficar longe de sua família, e com que frequência? Lembrando que um bichinho também tem sentimentos, não é boa idéia deixá-lo longe do(s) seu(s) humano(s) por longos períodos, ou com muita frequência. E por fim, como mencionado no item “disponibilidade de tempo”, se pergunte se há tempo suficiente dentro da sua rotina diária para que você possa estar com seu animal de estimação, cuidar dele, dar atenção, brincar, interagir.

- se trata de uma vida: eles nascem, crescem, ficam velhinhos, e morrem. Um cachorro tem uma expectativa de vida de até 15 anos, um gato, pode chegar até os 18, podendo ultrapassarem estas marcas. Quem adota um animal deve estar consciente disto, que durante muito tempo ele estará com você e também que a velhice acarreta necessidade de cuidados especiais.

Considerando-se os itens acima, pense bem se está preparado para ter um animal de estimação. Se você realmente está disposto a arcar com as responsabilidades, dedicar seu tempo, cuidar e respeitar o animal, você com certeza não irá se arrepender, pois eles são uma grande alegria na vida da gente. Sabem retribuir amor, vão te dar carinho, te fazer companhia, e te ensinar muito. É maravilhoso poder conviver com um animal, uma vez que tenhamos consciência de que acima de tudo, fomos agraciados com uma VIDA para compartilhar.

ADOTAR É TUDO DE BOM!!!!!


 
 
 

Comments


Cat-sitter a domicílio

Posts Destacados
Posts Recentes
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2023 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-2345-6789

bottom of page