Ciclo reprodutivo dos gatos e Castração: oque é, como é feita, e seus benefícios
- Nina Noia
- 1 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
O que é a castração?
A castração é uma cirurgia simples, de baixo risco, que pode ser feita tanto nos machos, quanto nas fêmeas. É o mecanismo mais eficaz que se conhece para impedir que cães e gatos procriem.
O filhote de gato se torna sexualmente maduro entre 7 e 12 meses de vida (machos), e a partir dos 6 meses de vida (fêmeas – primeiro cio).
A castração é geralmente realizada por volta dos 6 meses de vida, mas pode ser feita a partir dos 3 meses (consulte o veterinário) e ajuda a restringir a reprodução indesejada além de gerar um comportamento mais adequado a vida doméstica (dentro de casa), e para os gatos com acesso à rua ou a qualquer ambiente externo, a expectativa de vida aumenta bastante com a castração, por diminuir as brigas e as doenças transmitidas entre os gatos. Além disso contribui para um melhor controle populacional dos felinos, e evita mais e mais gatinhos pelas ruas.
Como a castração funciona? Nos machos, a castração consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, aconselha-se fazer a histerectomia, que consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Dessa forma, além de não gerar filhotes, a gata também não correrá o risco de desenvolver tumores de mama, piometra (infecção do útero) e outras doenças ligadas ao aparelho reprodutivo.
Trata-se de uma cirurgia de baixo risco, que não requer internação, mas envolve anestesia geral e não pode, de jeito nenhum, ser realizada por “curiosos”: somente médicos veterinários devidamente habilitados podem realizá-la. O pós-operatório é simples e basta uma semana de recuperação.

Vantagens da castração • Para as fêmeas, a castração elimina os cios, as ninhadas indesejáveis e as doenças do sistema reprodutor. • Para os machos, a castração torna os gatos menos agressivos, poupando-os de brigas, diminuindo as marcações territoriais (com urina e arranhões) e reduzindo a tendência à fuga. • Em geral, o gato castrado será mais amistoso com seres humanos e menos agressivo com seus companheiros felinos.
Você sabia? A expectativa de vida dos gatos castrados pode dobrar!
Cuidado! É preciso manter o peso ideal de seu gato! Apesar de dobrar (em média) a expectativa de vida, a castração também triplica ou quadruplica o risco de o animal ficar acima do peso ideal . Isto acontece por que embora as necessidades energéticas do gato diminuam, seu apetite aumenta, podendo ser muito difícil saciar alguns gatos.
Dicas para evitar o ganho de peso excessivo: • Adotar uma dieta adaptada às suas novas necessidades (há rações específicas para gatos castrados e/ou para controle do peso disponíveis no mercado – escolha uma de boa qualidade!);
• Fornecer a quantidade diária correta de ração, seguindo a tabela recomendada na embalagem; • Exercitar seu gato - brinque muito com seu gatinho, faça ele brincar de perseguir, correr, pular, ofereça brinquedinhos atraentes; • Pesar seu gato regularmente.
Você sabia? Em apenas 48 horas após a castração, o apetite de seu gato aumenta significativamente.
Ciclo Reprodutivo: Entenda o Cio e a gestação em gatos
Como dito acima, a gata entra em seu primeiro cio a partir dos 6 meses de idade. Quando a gata entra no cio, emite sons característicos a fim de avisar o macho da sua predisposição para acasalar. Além de miar muito, ela pode se esfregar no chão, nos móveis e nas pessoas. Gatas no cio são bastante barulhentas. Você já ouviu um barulho noturno que mais parecia um choro de bebê? Este é o som característico do cio. Assim, os gatos machos também mudam o seu comportamento, tornando-se mais inquietos e selvagens e procurando incessantemente pela futura companheira. Os miados da gata chamam a atenção de vários gatos machos, e assim, surgem os combates entre eles, que lutam pela sua vez. Os machos podem detectar o odor de uma fêmea no cio a uma grande distância. A gata irá acasalar com mais de um gato, e por isso ter filhotes de mais de um gato na mesma ninhada.
O cio dura de 4 a 7 dias, porém algumas gatas podem permanecer no cio por vários dias. O cio ocorre normalmente a cada 3 meses.
GESTAÇÃO
A gestação felina dura entre 60 e 70 dias, ocorrendo o nascimento dos bebês, mais frequentemente, por volta do dia 62. A gata escolhe antecipad
amente um lugar seguro e confortável onde possa parir e criar os seus filhotes. Este tem tendência a ser escondido com o objetivo de isolar as crias de diversos perigos, inclusive de outros gatos que podem se tornar agressivos.
Os gatinhos nascem envolvidos por uma película que a própria mão rompe. Esta estará ligada à placenta que a gata vai ingerir e que estimulará a produção de alimento para os bebês (leite). Contudo uma gata não amamenta apenas os seus filhos, passando muito tempo a cuidar da higiene destes.
Uma gata pode ser uma reprodutora ativa até aos 13 anos de idade.
Comentarios