A LÍNGUA FELINA E SUAS FUNÇÕES: ALIMENTAÇÃO E HIGIENE
- Nina Noia
- 26 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Você talvez já tenha observado como a língua do gato é, além de bem longa e flexível, áspera como uma lixa. A superfície da língua dos felinos é assim bem áspera pois é constituída por centenas de filamentos finíssimos que ficam inclinados na sua base, como se fossem “espinhos”. Estes espinhos são também chamados de cerdas ou espículas, e são compostos basicamente por queratina.
A função da língua é principalmente captar alimento e água, além da sensibilidade gustativa. Porém, os felinos são os únicos que possuem estas cerdas de queratina na língua, que funcionam como uma escova em seu corpo.
Como se sabe, os felinos são animais que prezam muito por sua limpeza, e a presença destas cerdas (espículas) os auxiliam em sua na autolimpeza. Vê só? Os gatos são tão vaidosos que já nascem com um pente para poderem se limpar!

Quando os gatos se lambem, estas espículas presentes em sua língua ajudam a eliminar os “pelos mortos” que ficam escondidos na pelagem. O problema é que eles acabam engolindo estes pelos, fazendo com que ás vezes vomitem as famosas “bolas de pelos”. Os pelos também são eliminados pelas fezes.
Os gatos têm o hábito diário de autolimpeza, geralmente não sendo necessário o banho usual com água e sabão – diferentemente dos cães. Gatos se estressam facilmente, podendo o banho com água trazer consequências desastrosas para sua saúde. Por isso, se o seu gato não sai de casa, não é necessário submetê-lo a esta situação de estresse, uma vez que sua língua já é suficiente para mantê-lo limpinho e saudável. No entanto, deve-se tomar cuidados para diminuir a quantidade de pelos que ele ingere ao “se dar banho de língua”, sendo a melhor medida preventiva, a escovação frequente (a frequência depende das características dos pelos – longos ou curtos – porém um mínimo necessário é 2 vezes na semana) com escovas específicas, encontradas em bons petshops.
Além das espículas, existem presentes na base da língua dos gatos, em número reduzido, as papilas gustativas, que auxiliam na percepção do sabor dos alimentos.
Os gatos são animais bem exigentes para comer, eles não aceitam tudo que lhes é oferecido. São mais sensíveis do que outros animais quanto á qualidade da comida, pois conseguem sentir o gosto dos alimentos com mais precisão, assim como perceber o odor e textura dos alimentos melhor do que outros animais, como cachorros por exemplo.
Os bichanos apenas não conseguem sentir o sabor doce, pois eles não tem papilas gustativas que identifiquem este sabor.
Outras funções da língua do gato são:
Atuar como controle de temperatura, porém não é comum observarmos gatos com língua para fora como os cachorros. Essa situação está mais associada ao estresse nos felinos.
Captar água, diferentemente dos seres humanos e outros animais que utilizam os lábios. Na hora de se hidratarem, a ponta da língua fica em formato côncavo para conduzir a água para a boca.
Nos grandes felinos, como leões e onças, as espículas (espinhos ou cerdas) ainda ajudam na alimentação, já que sua presença facilita a retirada da carne das presas.
E você, já levou uma lambida do seu gato? rs
Comments