top of page

O sono do gato... dormir é tão bom!

  • Nina Noia
  • 19 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

No último post falei da importância da brincadeira na vida do gato. Desta vez, vamos falar não de atividade, mas de descanso... tão importante quanto brincar, dormir faz parte da natureza felina. Então, vamos a alguns pontos:

Os gatos são os mamíferos que mais dormem diariamente, tendo em média 16 horas de sono diárias que variam com idade, clima, e condições gerais. O avanço da idade por exemplo, aumenta o tempo que passam dormindo, já que não tem mais a disposição de quando jovens, se tornando mais sedentários. Dias chuvosos, ou frios os fazem se sentir mais preguiçosos e dorminhocos.

Os gatos passam 2/3 da vida dormindo.

POR QUE ELES DORMEM TANTO?

Princípio de conservação da energia. São predadores naturais e herdaram esta característica dos felinos selvagens, que dormem por um longo período para que conservem energia que será utilizada numa eventual caçada.

O maior período de descanso é durante o dia, pois estes animais caçam a noite, estando mais despertos ao amanhecer e anoitecer. O horário de caça se deve as suas habilidades de visão, a maneira como enxergam possibilita a caçada a noite, e dão a eles vantagens sobre suas presas.

Apesar de gatos domésticos não caçarem, eles adquiriram esta característica de seus ascendentes.

Os gatos só dormem realmente quando se sentem relaxados, e livres de qualquer tipo de perigo. Também são exigentes com o local para dormir, e tem os seus preferidos para tirar seus cochilos, principalmente onde o cheiro do dono é mais forte, como a cama, dentro do armário, e o sofá. Normalmente eles elegem um lugar, por isso é comum que o gato jamais utilize a caminha que foi comprada para ele, preferindo uma almofada, por exemplo.

SONO PROFUNDO X SONO LEVE

Há dois tipos de sono felino: o sono profundo, em que o animal atinge até mesmo períodos de REM, similar ao sono profundo humano, com movimentos dos olhos, pequenos tremores, gemidos, e movimentos das patas. Não foi provado se podem sonhar, mas há quem diga que é perfeitamente possível.

Após um período de sono profundo, eles bocejam, se espreguiçam, piscam os olhos repetidamente, e geralmente fazem seu ritual de higiene nesta hora.

Em 70% do tempo, estão num estado de semi-vigilia, um sono muito leve. O gato está atento a qualquer ruído ou movimento perto dele. Por seu instinto caçador o gato dorme, porém em estado de alerta. Durante estas sonecas leves e seriadas, o gato pode estar inclusive numa posição de vigília, sentado, com a cabeça erguida – os músculos estão contraídos para dar suporte ao corpo, e o felino está pronto a responder qualquer estimulo, sendo capaz de acordar instantaneamente.

Na foto, meu Snowflake (o Flokinho) e Harley, tirando uma soneca juntos no sofá.... zzzzz


 
 
 

Comentários


Cat-sitter a domicílio

Posts Destacados
Posts Recentes
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2023 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-2345-6789

bottom of page