Hora de brincar! A importância de brincar com seu gato... você sabia...?
- Nina Noia
- 10 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Adoro ficar observando meus gatinhos brincarem.... os quatro correm pelo apartamento, se perseguem, se escondem, se agarram.... é muito interessante ver seus movimentos, suas aproximações lentas, o modo como se escondem e esperam para "dar o bote" no melhor momento!
Eu me divirto com os sustos que eles dão uns nos outros, as "reboladinhas" antes do ataque, o modo como se espreitam, a elegância e precisão dos movimentos... é lindo de ver!
A brincadeira dos gatos realmente se resume em simulações de caçadas e de lutas; é a oportunidade de aprimorar o ataque e defesa, avaliar a própria força, desenvolver estratégias e explorar o ambiente a seu favor. Brincar ajuda no controle do peso, relaxa as tensões, contribui para a auto-estima e para o estreitamento dos laços afetivos. Entre eles, e com seus humanos também.
Eu adoro brincar com meus gatos, e nessas brincadeiras percebi que eles se cansam dos brinquedos facilmente. Por isso, não é legal deixar vários brinquedos espalhados pela casa, a disposição. Alternar entre 2 ou 3 por vez é melhor, para gerar mais interesse. Também é bom trocar os brinquedos de vez em quando, brinquedos novos são mais estimulantes, despertam curiosidade, e os gatinhos ficam mais motivados a entrar na brincadeira.
Não é preciso comprar brinquedos caros, meus gatos por exemplo, gostam de bolinhas de alumínio, rolhas de vinho, fitinhas de presente.... Uma opção muito divertida é amarrar um brinquedo num barbante e arrastar pelo chão ou balançar no ar, para deixar que eles espreitem, cheirem, persigam.... e claro, depois deixar que eles "capturem sua presa", afinal é importante que a caça seja bem sucedida, e que ele termine a brincadeira feliz e confiante de sua capacidade.
SUPER IMPORTANTE não deixar brinquedos presos por corda, barbante ou fios de nailon pela casa. Guarde-os depois da brincadeira, para evitar que sejam engolidos e causem problemas sérios aos seus gatinhos.
Sempre que tenho um tempinho, brinco com os meus bichanos, é uma farra! Também é uma oportunidade de conhecê-los melhor, e me aproximar mais deles. A disposição para brincar pode indicar o estado emocional dos gatos. Deixar de brincar pode indicar algum problema de saúde, ou psicológico. Então aproveite muito as brincadeiras com os seus, é importante e faz muito bem pra eles, e pra nós!

Comentarios