Por que os gatinhos arranham tanto?
- Nina Noia
- 1 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Quando adotei meus gatinhos, logo descobri que iria ter que lidar com uma "mania" pouco agradável que eles tinham.... e que a princípio, eu não conseguia entender. Meu belo sofá, tapetes, cortinas, almofadas indianas, o colchão.... Eles destruíam tuuudooo! Socorroooo!

Mas por que eles têm esse comportamento? E como lidar com isso? Comecei a pesquisar, conversei com o veterinário, li alguns artigos em revistas especializadas, enfim.... Tudo pra entender melhor este comportamento, e saber como lidar com o problema.
Eis algumas descobertas:
1) Afiar as unhas
Felinos arranham para “lixar” as unhas. Como os gatos retraem as unhas em alguns momentos, pedaços soltos ou lascados acabam incomodando as patas.
2) Sinalizar o espaço
Arranhar um objeto marca aquele espaço como sendo propriedade do gatinho. Isso porque, além de deixar seu cheiro no local, quando arranha, o gatinho deixa a marca visual, que tem muita importância para os felinos.
Mesmo que não tenham outros gatos no ambiente, é instinto animal marcar território.
3) Alongar-se
Os gatinhos esticam para arranhar um objeto, exercitando os músculos e alongando as patinhas.
Fiquei em dúvida se deveria reprimir a atitude e ensiná-los a não arranhar, mas concluí que isso é errado. Arranhar faz parte da natureza do felino. É a primeira coisa de que se deve ter consciência.
Para evitar que ele arranhe os móveis da casa ou outros objetos, comprei um arranhador, e passei a motivar o uso dele. Também comprei 2 tapetes, daquele tipo "capacho", e colei na parede a uma altura que fosse ideal para que pudessem se espreguiçar e arranhar a vontade.
Além disso, "dei" um dos sofás pra eles, não tinha jeito... rs... este eles podem arranhar, rasgar, destruir, tá dominado!
As coisas melhoraram bastante.... hoje, continuo sempre reforçando as atitudes positivas, corrigindo as negativas, sempre com paciência e sem agressão, num constante treinamento.
Há ainda a opção de passar sprays repelentes nos móveis, mas no meu caso não adiantou. Foi como espirrar água.... rs.
De qualquer forma, apesar de alguns móveis perdidos, vivemos em perfeita harmonia, e hoje eles entendem que não podem arranhar certas peças da mobília da mamãe, e estão contentes com as soluções que encontramos para que possam continuar lixando suas unhas, se alongando, e... sendo gatos!
Comments